Energia

Poupar Energia

Poupar energia electrica - Ganha dinheiro

Os equipamentos tecnológicos como a televisão, aparelhagem de música, computador, TV Box, microondas e DVD mesmo estando desligados, em modo de espera, continuam a consumir energia. A solução é desligá-los da tomada. Se as tomadas não forem de fácil acesso pode optar por uma extensão com interruptor.


Lampadas para poupar luz


À medida que for substituindo as lâmpadas antigas troque-as por lâmpadas economizadoras de energia. Para a mesma luminosidade gastam apenas 20% da electricidade relativamente à tecnologia convencional.



Economizar electricidade nas maquinas de roupa e louça

As máquinas de roupa, louça e secagem são grandes consumidoras de energia. Em dias com bom tempo opte por secar a roupa ao sol.  
Para roupa e louça com pouca sujidade opte pelos programas de lavagem económicos/ecológicos. Lave apenas com a carga completa.

isolamento termico para poupança de energia
Opte por janelas com vidro duplo ou reforce o seu isolamento.

Classes de energia e economia de poupança
As classes de energia resultam de uma diretiva Europeia no sentido de classificar a eficiência energética de alguns equipamentos electrónicos. Os equipamentos são classificados de A a G ao qual estão associadas cores e consumos de energia. Na altura de compra opte por um equipamento de Classe A ou B, o investimento inicial pode ser maior mas o retorno ao longo do tempo compensa. Esta classificação aplica-se a frigoríficos, máquinas de roupa, secar, louça, fornos, ar condicionado, lâmpadas, televisões.

Deitar cedo para economizar energia



Tente alterar os seus hábitos de vida deitando-se mais cedo. Ao adormecer mais cedo estará a contribuir para a sua saúde e a poupar energia. Se habitualmente se deita à meia-noite antecipe uma hora e economize mais de 10% do consumo de electricidade.



Poupança de energia com frigorífico



Especialmente com temperaturas elevadas evite  manter as portas do frigorífico abertas por longos períodos. Coloque ou retire todos os alimentos de uma só vez evitando aberturas consecutivas da porta.




Estações do ano e poupança de energia

No Verão feche os estores/persianas/portadas das janelas principalmente as expostas ao sol. De Inverno abra e deixe o sol entrar. Através deste gesto simples consegue amenizar a temperatura ambiente.